O meu desabafo das eleições... em números (in Portuguese)

By 18:56 , , ,

This post will be in Portuguese because it is more relevant that way. Tomorrow I will write more about Brazilian elections, in English. 

Eu não ia falar nada, mas como não consigo calar a boca quando comovida, quero brincar de falar dos resultados das eleições também. Eu justifiquei o meu voto, mas teria votado nulo porque não acho que os projetos de nenhum dos candidatos representam minhas visões para o futuro do Brasil, e não acredito em votar no "menos pior".

Não consegui ler as minhas timelines de redes sociais hoje, porque quanto  mais eu lia, mais revoltada eu ficava com o ódio, ignorância e comemorações estilo jogos de futebol, como se as eleições fossem um time contra o outro.

Vamos voltar a vida normal e a serem amigos, sem ofensas?



Uma coisa que eu não vi, foram justificativas por tantos comentários emocionantes. Então vamos ver alguns fatos e estatísticas para fazer da sua timeline um lugar mais racional?

- A Dilma + o Aécio, ambos, prometeram: abaixar inflação para 4,5%, melhorar o bolsa família, melhorar programas sociais e para o meio ambiente, e incentivar o aumento da economia.

A maior diferença foram nos projetos monetários, e não vi ninguém falando disso. 

- o Nordeste epresenta 26,8% do eleitorado.

Os 7 maiores colégios eleitorais são:
SP 22,4% - Aécio
MG 10,6% - Dilma
RJ 8,5% - Dilma
BA 7,1% - Dilma
RS 5,8% - Aécio

SP +RS = 28,2%
MG+RJ+BA = 26,2%

Ou seja, dois estados do Sudeste foram mais "responsáveis" pela reeleição da Dilma do que sete estados do nordeste (ah, e o Maranhão teve 27% de abstenções).

- 9,8% do PIB no nordeste é devido ao turismo (maior taxa do país) - Salvador e Recife são os principais destinos para turistas paulistas no Carnaval.

- Crescimento da economia brasileira em 2014: expectativa de 0,4%. Crescimento da economia nordestina 2010-2014: média de 4% - ou seja - quem não votaria na Dilma?

A xenofobia sem base tá demais. Vamos parar? 

- Mulheres brasileiras não estão procriando mais pra ganhar mais dinheiro do Bolsa Família. A mulher brasileira está tendo, em média, menos de 2 crianças, desde 2006.

Cansei de ver a galera falando que o povo vai continuar fazendo filhos por conta de Bolsa Família. Quando as pessoas vão parar pra ler sobre esse projeto, sério? 

- Depois das eleições, o real caiu, bovespa caiu. Isso vai forçar o governo a "agir"

Hoje o Guido Mantega fez coletiva falando da prioridade de abaixar a inflação. Ele tá com o c* na mão e provavelmente não voltará para a Fazenda em 2015. 

O Brasil precisa mudar, precisa sim. A eleição da Dilma foi a melhor coisa para o Brasil? Provavelmente não, mas o Aécio também não seria.

O que mais importa é que, enquanto você está aí lamentando ou comemorando as eleições, deputados e senadores estão aumentando os seus próprios salários - ambos os partidos estão a favor deste aumento.

Eles estão trabalhando juntos, apesar de partido, para melhorar suas condições. Porque não fazemos igual? Se têm toda essa energia pra xingar os colegas no facebook, tem energias para cobrar a Sra. Presidente + todos NOSSOS legisladores.

Dilma tem trabalho pra caralho pela frente, principalmente se quiser reconquistar os eleitores que não votaram nela. Mas se ficarem de mimimi's e chupa's, não chegaremos em lugar nenhum - aceitem que agora o Brasil precisa mudar com a Dilma e o PT. Como, eu não sei. Mas sei se você ficar se lamentando ou comemorando no Facebook, isso não vai fazer nada. Pense se você está fazendo sua parte como cidadão antes de ofender algum coleguinha.


You Might Also Like

2 comments